Coordenação DEAD/UNEMAT

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aldoO Ensino a Distância da Universidade do Estado de Mato Grosso representa uma conquista histórica para a sociedade matogrossense, pois essa modalidade promove o acesso à educação superior, a todos aqueles que objetivam acender ao conhecimento sistematizado como um instrumento de crescimento individual e social e consequentemente melhoria da qualidade de vida e desempenho profissional. O ensino a distância objetiva uma sólida e consistente formação humana, técnica e política que um curso superior público, gratuito e de compromisso social, possibilita.

Estar à frente da Diretoria de Educação a distância da UNEMAT é uma satisfação que nos faz enfrentar os desafios postos pela realidade, discutir e implementar as questões políticas, administrativas e pedagógicas que essa modalidade nos apresenta.

Sabemos que a educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos, professores e tutores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem, no entanto , professores e alunos estão conectados, interligados, por tecnologias, informações, conhecimentos e diferentes mídias que constroem no percurso individual acadêmico ressignificação de saberes, construção e reelaboração de conhecimentos tanto para a formação inicial quanto para a continuada.

Assim, ensejando sucesso e aprendizagens significativas a toda comunidade acadêmica envolvida nessa modalidade, desejamos que todos aqueles ingressantes possam continuar seu percurso ate a integralização do curso, superando as adversadidades e obstáculos individuais, familiares e sociais, porque essa diretoria está buscando e efetivando a superação dos obstáculos que emperram o processo ensino aprendizagem. Este é o objetivo orientador das ações planejadas por essa Diretoria.


Prof. Me. Aldo Cesar Silva Ortiz

Diretor de Gestão de Educação a Distância

DEAD/UNEMAT

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 Fazer parte da Diretoria de Educação a Distância, como Coordenador Adjunto, implica em compreender a EAD na perspectiva da democratização do acesso e permanência e da inclusão social, considerando que o ensino a distância é uma possibilidade de acesso ao saber sistematizado mediado pela tecnologia de informação.
Entendo que as relações humanas nesse espaço não podem ser consideradas impessoais, pois creio que a razão pela qual essa Diretoria se propõe a planejar, mediar esforços e desenvolver projetos educativos que promovam a aprendizagem, independe do lugar e da condição social, pois requer a interação entre os sujeitos envolvidos no processo, com o conhecimento, a cultura, a ética, a estética, as informações e as tecnologias.
Penso que no ensino a distância a concepção de aprendizagem, as metodologias, os conhecimentos, e as interações humanas devem convergir para que o percurso acadêmico se torne mais atrativo, motivador, autônomo e menos solitário.
Nesse sentido, o que muda, basicamente, não é a metodologia de ensino, mas a forma de comunicação. Isso implica afirmar que o simples uso de tecnologias não garante por si a aprendizagem, mas é necessária e indispensável, a disposição, a vontade, a tomada de decisão e a renúncia das vontades individuais a favor do alcance do projeto acadêmico de aprendizagem.
Para isso, é necessário que a Universidade, por meio da Diretoria e de todos os segmentos que a compõe, promova ações de ensino que incorporem o estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, para que as possibilidades de acesso ao conhecimento se ampliem à medida que estejam a serviço da emancipação humana.
Por isso, me proponho focalizar as questões pedagógicas como eixo orientador das ações desencadeadas por essa coordenadoria.


Prof. Rodrigo Fernando Shimazu

Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil

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Última atualização: sexta, 23 maio 2014, 10:13